quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ameaças de Morte e agressões a vigilantes após horário laboral.

Centenas de vigilantes espalhados pelo país, já sofreram - e alguns ainda sofrem - represálias provenientes de pessoas/grupos! Espaços comerciais, hipermercados, fábricas, Centros de Saúde, Hospitais, entre muitos outros locais.

Recorde-se as agressões violentas em Junho de 2000, quando um grupo de indivíduos espancou brutalmente, dois vigilantes de Segurança Privada no Carrefour de Telheiras. Que hipóteses tiveram estes homens naquela altura de se defenderem??

Actualmente e até à data, ultrapassaram a centena de casos de agressões e ameaças a vigilantes só este ano, depois do horário de trabalho. Casos há em que vigilantes, todos os dias, alteram o seu percurso para casa, por problemas de represálias nos seus locais de trabalho.
Em outras situações, já existiram casos de os vigilantes terem sido "trocados" de posto, para não sofrerem represálias. Ainda em situação mais extrema, casos existiram que os vigilantes recusaram-se a trabalhar naquele posto, por sofrerem ameaças.

Muitos destes vigilantes, demonstraram-nos a sua angústia, pedindo anonimato, mas todos são unânimes que não sabem o que devem fazer. Tocando-lhes no assunto em matéria de policia, maioria, dizem não ter o efeito desejado pois, assim que a autoridade finalize a protecção necessitada, temem que as ameaças retornem. Preferem assim, silenciar um medo constante.

Se tem uma história deste tipo de casos, ou se sabe de alguém que já tenha passado por estas situações, envie-nos um email para opiniao.anv@netcabo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou portugal.anv@netcabo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Esteja atento a www.anv.pt

2 comentários:

  1. Pertinente e talvez adequada a questão que se se levanta. Acredito que se poderia propor outras questões. Quais as medidas legais para obstar a estas anomalias. Qual o apoio que as Empresas prestam ou deveriam prestar. Deveria existir algum tipo de equiparação ás entidades policiais nesta matéria, em particular aquando de agressões fisicas, enfim um sem número de interrogações a necessitar de respostas e algum tipo de aconselhamento juridico em geral. Em particular, talvez fosse interessante a ANV ou qualquer outra entidade, disponibilizar esse tipo de aconselhamento.

    ResponderEliminar
  2. Colega este é um inicio, outros temas virão.
    Mas sempre poderá escrever a sua opinião ou pedido de informação, para: opiniao.anv@netcabo.pt
    Os temas prepostos serão analisados e tomados em conta. já que nos propomos a ser uma associação de todos os vigilantes.
    Cordiais cumprimentos
    A.N.V. - Produções
    VitalBicho

    ResponderEliminar