domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que é a Segurança Privada?


O nome em si já diz quase tudo. A segurança Privada é um força complementar das Autoridades policiais Nacionais ou seja, é coordenada e fiscalizada pela PSP e tutelada pelo M.A.I. – Ministério da Administração Interna!
Todo e qualquer profissional, aquando da sua admissão para as funções de Segurança Privada, é submetido as exames de aptidão para os casos específicos. O Sector que engloba a Segurança de bens e pessoas, o transporte de valores, entre outros, conta já com quase 60.000 meios humanos, o que ultrapassa a PSP e GNR.
A Segurança Privada, é uma força útil como meio de prevenção e muito tem feito para diminuir as estatísticas de danos de património, assaltos e roubos em vários locais. Numa outra perspectiva, os Segurança Privados têm um efeito de tranquilidade para quem frequenta espaços públicos. O facto de se ter um elemento presente, é sinónimo de tranquilidade e de prevenção.
Mas não é só de crimes e violência, que um Segurança poderá ser útil. Também o é na verificação de segurança das instalações. Janelas e portas abertas, verificar acessos e saídas de emergência, escadas/tapetes rolantes. Mas isto é somente “a ponta do iceberg”. Há muito mais funções de grande importância. O controle de acessos, verificação de cargas e descargas, alarmes, videovigilância, prevenção de incêndios, etc.
A Segurança Privada é um bem precioso para o público e para as forças de Segurança no que concerne à prevenção. E deve acima de tudo ser respeitada. Aliás, deve a Segurança Privada respeitar para ser respeitada.
Associação Nacional Vigilantes –A.N.V.
                   Rui Silva

1 comentário:

  1. Assim já começo a perceber a razão da existência de Agentes de Segurança Privada em tantos locais. De facto, com o número de Agentes de Autoridade Pública existentes, não seria possível realizar todas as funções descritas.
    Concordo que a vossa presença aumenta a tranquilidade dos cidadãos! É necessário continuar a informar para sensibilizar a opinião pública da importância da vossa existência.
    Continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar